– Na hora da lavagem, é essencial lembrar que a renda deve ser separada das outras peças de roupa, além de separar também por tipo de cor e tons claros e escuros.
– A renda nunca pode ser lavada à máquina. Máquinas de lavar podem ser muito agressivas para esse tipo de material, e até mesmo na lavagem à mão é necessário tomar cuidados para esfregar a roupa – sempre evitando o atrito em demasia que pode fazer com que a renda se desfie.
– Por isso, o mais recomendável é deixar de molho durante trinta minutos, em temperatura morna, com sabão líquido neutro e um tira manchas de qualidade. Produtos que possuem cloro em sua composição não devem ser usados pois danificam a fibra do tecido.
– Depois de deixar de molho, enxague a peça em água corrente. Se você perceber alguma mancha ou sujeira mais acentuada, coloque um pouco de algum produto tira manchas sobre ela e esfregue suavemente com a própria mão.
– Na hora de secar, não torça ou esprema a sua roupa rendada. Os pontos de renda são frágeis e esse tipo de força pode arrebentar a linha. Portanto, simplesmente coloque-a no varal e na sombra – a luz direta do sol pode manchar o tecido.
– O mesmo cuidado deve ser tomado para passar sua roupa rendada: use temperatura baixa e tome todo o cuidado para que o ferro não enganche no ponto de renda.
– Por fim, guarde no armário em um cabide, cobrindo-a com um saco de TNT (tecido não tecido) para que a sua roupa “respire”, evitando assim que mofo se forme e também que traças corroam a sua renda. Lembre-se sempre de se certificar que a peça não esteja úmida, já que isso é o inimigo número um para estragar qualquer peça na hora de guardar no armário.
Pronto! Seguindo essas dicas, suas peças rendadas continuaram abrilhantando o seu visual por muito tempo.