Oval, ampulheta, retângulo, triângulo ou triângulo invertido? Veja quais são as melhores peças para favorecer a sua silhueta
Da esquerda para a direita, os tipos de corpo: ampulheta, redondo, quadrado, triângulo e triângulo invertido
Ressaltar o que mais gosta no corpo e minimizar o que menos favorece o visual é o sonho de consumo da maioria das mulheres.
As menos otimistas diriam que se trata de um sonho quase impossível. Mas acredite, essa é uma questão fácil de ser resolvida. Basta avaliar qual é o seu tipo físico e descobrir as roupas que caem bem e valorizam as curvas.
Tipo oval:
Ombro e quadris da mesma largura e sem marcação de cintura. O tronco forma um bloco mais largo na parte de cima
É importante escolher tecidos escuros, que sejam fluidos e maleáveis, já que não marcam nenhuma parte do corpo.
Não escolha peças largas ou justas demais, pois em vez de esconder as formas, elas ficarão ainda mais volumosas do que realmente são. O ideal é valorizar o colo e as canelas para desviar a atenção da parte da barriga.
TIPO AMPULHETA:
Formas bem preenchidas e arredondas no busto e quadril, com cintura bem marcada
Nada de cintos. Invista em peças retas, decotadas e com detalhes verticais que ajudam a alongar a silhueta. Abuse dos colares compridos e faça um mix de pulseiras. Nada de roupa apertada ou justa.
Para o corpo ampulheta quase tudo cai bem. Ele é mais proporcional. Porém, é preciso tomar um pouco mais de atenção com roupas bem justas, curtas ou com transparência exagerada.
Evidenciar a região do busto também é uma boa dica, já que harmoniza a silhueta da mulher com corpo tipo ampulheta.
A mulher com esse tipo de biótipo pode usar detalhes e estampas com tecidos maleáveis e que cumpram o papel de desenhar as curvas. Com isso, a cintura e o quadril não vão parecer maior do que realmente são. Roupas de modelagem reta na parte inferior são bem-vindas.
TIPO RETÂNGULO:
Formas equilibradas, com desenho reto e pouca marcação de cintura
Pode usar as mais variadas formas de roupas, desde que sejam acinturadas por meio de cores mais escuras (principalmente na região do quadril). Aposte nos cintos ou numa peça com modelagem bem ajustada.
Além disso, os ombros marcados também ajudam a definir o tipo retângulo. Em relação aos acessórios, os colares são opcionais, mas os brincos (grandes ou não) são fundamentais para arrematar o look.
TIPO TRIÂNGULO ou PÊRA:
Quadril mais largo do que a parte de cima (os ombros são bem estreitos). A cintura é marcada e o busto pequeno
As blusas estampadas e recortadas também são boas opções para valorizar o tipo triângulo. Dica: esqueça qualquer peça frente-única! Os ombros ficarão ainda mais apagados.
Para a parte inferior, o ideal é investir nas peças retas e produzidas com tecidos fluidos, maleáveis e, de preferência, com cartela de cores nos tons médios a escuros. Caso não goste de usar saias, uma calça reta, lisa e sem bolsos ajuda a valorizar a região. Invista nos acessórios enfeitados, como maxi colares, golas e echarpes.
TIPO TRIÂNGULO INVERTIDO:
Ombros mais largos que os quadris
Roupas com parte de cima mais levinha e com detalhes que se direcionam ao pescoço camuflam os ombros largos.
Na parte inferior, a sugestão é garimpar as peças mais estruturadas, com estampas e volumes, focando o olhar para essa região.
Para o tipo triângulo invertido, o importante é deixar a região do ombro mais leve e tentar criar curvas na região do quadril onde não existe.
Vestidos frente-única e calças largas são ótimas opções. Dica: esqueça as calças skinny e os paletós com ombros marcados. Decotes são super bem-vindos.